quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Consumo de Crack em João Pessoa-PB

Pessoal, um tema que pode ser abordado na redação da UFPB é o aumento do consumo de crack na nossa cidade. Leiam a reportagem abaixo e procurem se informar um pouco, pois essa problemática tem sido bastante discutida aqui na Paraíba.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Propostas de Redação

Segue abaixo um link com três propostas de redação, contextualizadas, da mesma forma que aparecem nos vestibulares. Leiam e, para treinar, façam as três propostas, pois os temas pedidos são os que estão sendo bastante comentados.

https://volcqg.bay.livefilestore.com/y1pc5tZT8pMYXhwcU_XpIJYi4I1wifLBMeWtmwY0JErgflWUSQkwnQusg9v86avmVEzY6xHUibK-jC4lMn6z2R_eg/PRODU%C3%87%C3%83O%20TEXTUAL.pdf?download&psid=1

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sinopse dos principais Gêneros Textuais


Pessoal, leiam as características de cada gênero textual com bastante atenção, pois lembrem-se que inicialmente, na prova de redação do PSS 3, serão avaliados os conhecimentos que vocês têm a respeito dos diversos gêneros discursivos. Ou seja, se não adequarem o texto de vocês à estrutura exigida na prova, vocês terão sua nota reduzida consideravelmente.
                   
 Anúncio Publicitário: A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquirí-lo.
Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
título,  corpo do texto  (nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados), identificação do produto ou marca (funciona como uma “assinatura” do anunciante). Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!

Carta do leitor: através dessa variedade textual, o leitor expressa opinião sobre textos publicados em jornal ou revista, com intenção persuasiva. A sua estrutura assemelha-se à da carta argumentativa: local e data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida e assinatura. Nos vestibulares, geralmente são pedidos pseudônimos.

Carta argumentativa: gênero textual de intenção persuasiva, em que se apresenta uma reclamação, uma solicitação, ou ambas, a uma autoridade ou pessoa responsável. A linguagem deve ser culta e formal, empregando-se verbos no presente do indicativo e pronomes de tratamento adequados.

Conto: é um texto limitado ou essencial, apresentando os elementos básicos de uma narrativa: tempo e lugar (limitados), fatos e personagens (em número reduzido). O enredo apresenta normalmente a seguinte estrutura: apresentação, complicação, clímax e desfecho. O narrador pode ser observador ou personagem, empregando sempre a linguagem culta.

Depoimento (ou relato): é um texto que narra fatos vividos por uma pessoa. Há, portanto, uma intenção pedagógica, a de ensinar algo aos leitores. Esse formato textual apresenta os elementos básicos da narrativa: sequência de fatos, pessoas, tempo e espaço. O narrador é sempre o protagonista. Verbos e pronomes são empregados predominantemente na 1ª pessoa.      

Notícia: é um gênero textual cujo objetivo é informar ao leitor fatos atuais, com simplicidade, concisão e precisão. A linguagem desse texto é formal, clara e objetiva. Para tanto, utilize frases curtas. Não se esqueça de, no primeiro parágrafo, apresentar o lead (ou lide): “O quê?, Quando?, Onde?, Como? e Por quê?”. Em vestibulares, a manchete (ou título principal) só será utilizada se for solicitada na proposta.

Resenha crítica: informa sobre o lançamento de um objeto cultural – disco, livro, show, peça teatral, exposição, etc. – e avalia seus aspectos positivos e negativos. Tem intencionalidade persuasiva, que estimula o público a “consumir” ou não o objeto em questão. Os verbos ficam predominantemente no presente do indicativo, numa linguagem culta e formal.

Resumo: é a apresentação concisa dos pontos mais importantes de outro texto. O texto resumido deve estar escrito em 3ª pessoa do singular e nunca deve apresentar o seu comentário pessoal.

Artigo de opinião: é um texto opinativo, de cunho argumentativo. Trata-se de um gênero em que a opinião de um autor sobre um assunto de relevância é defendida através de recursos argumentativos: comparações, exemplificações, depoimentos, dados estatísticos, etc. Tal qual a dissertação, ele também se compõe de um título, um parágrafo introdutório o qual se caracteriza como sendo a introdução, ao explanar de forma geral sobre o assunto do qual discutirá.
Posteriormente, segue o desenvolvimento arraigado na desenvoltura dos argumentos apresentados, sempre tendo em mente que esses deverão ser pautados em bases sólidas, com vistas a conferir maior credibilidade por parte do leitor. E por fim, segue a conclusão do artigo, na qual ocorrerá o fechamento das ideias anteriormente discutidas.